Prefeito Gustavo Melo propõe parceria com produtores e tenta incluir ponte do Ariranha em programa de R$ 550 mi

Proposta com projeto de engenharia é apresentar necessidade de substituir ponte de madeira por uma estrutura de concreto para mais segurança do escoamento da produção pecuária

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) propôs a produtores rurais do Assentamento Gato Preto e Colônia do Ariranha parceria para execução de projeto de engenharia para incluir a ponte sobre o Rio Ariranha, na MT-481, no programa Governo de Mato Grosso que pretende investir até R$ 550 milhões na construção de pontes de concreto e aquisição de equipamentos rodoviários, materiais e insumos destinados à execução de obras. O encontro – seguido de regras de distanciamento social e pelo uso de máscaras – aconteceu no sábado (06) na Escola Municipal Aníbal Pereira Júnior. Cerca de 16 produtores da região estiveram no encontro.

O objetivo com a reunião foi propor aos produtores uma Parceria Público Privada (PPP) para dar celeridade a execução do projeto de engenharia e protocolar a proposta junto ao Governo de Mato Grosso, na Secretaria de Estado de Infraestrutura. O prefeito usou como exemplo a parceria de sucesso com produtores da Região do Vale do Araguainha que resolveu o problema de logística na MU-45 com a construção de uma ponte mista de concreto e aço sobre o Rio Araguainha. A estrutura deve ser inaugurada até final do mês.

“Para dar celeridade ao processo apresentamos essa proposta de parceria. A partir de agora começa o trabalho de arrecadação dos recursos para confecção do projeto. Também será formalizada uma parceria com o Sindicato Rural. Estamos otimistas que com o projeto em mãos as regiões do Gato Preto e Colônia do Ariranha sejam beneficiadas com essa ponte de concreto”, citou o gestor.

Para o programa, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aprovou as garantias apresentadas pelo Governo do Estado para contrair empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Com a aprovação, o pedido de empréstimo segue para análise e autorização da Caixa Econômica para posterior elaboração da minuta do contrato.